Últimas Notícias
Guarapari

Espirito Santo quer tornar teste para Varíola do Macaco viável em agosto

 Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, confirmou decisão em pronunciamento na tarde dessa segunda-feira (01)



O Estado pretende comprar neste mês de agosto, kits de diagnósticos da Varíola dos Macacos. No momento, existem dois casos confirmados no ES e mais quatro em investigação.

O Brasil não possui testes específicos para a identificação da doença.

“Temos no país uma situação caracterizada pelo subdiagnóstico e pela baixa oferta de testagem. O que é consequência não somente da disponibilidade de teste pelo Ministério da Saúde, mas, também, de uma redução da percepção de risco que a suspeita clínica e diagnóstica por parte de profissionais da saúde da rede pública e privada. Isso não é específico do Espírito Santo”, ressaltou o secretário Nésio Fernandes.

Os casos notificados foram detectados por serviços de saúde sexual ou em unidades de saúde primária ou secundária, envolvendo principalmente, mas não de forma exclusiva, homens que fazem sexo com homens.

O secretário aponta que a doença não está restrita a esse grupo, ou seja, independente de quem tiver contato com um infectado e que vive o período de transmissão, pode ser infectado. Independente da orientação sexual ou idade.

“Precisamos ainda entender que a monkeypox passa a se constituir em todo o país, como um problema de saúde pública. Não se trata de uma doença leve. As dores corporais e das lesões significativas, principalmente se afetam as mucosas. Não se deve menosprezar a doença pela taxa de mortalidade, mas sim pelo sofrimento e capacidade de transmissão que se dá”



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário