Últimas Notícias
Guarapari

Veja quais os cuidados para evitar a varíola do macaco

 No Espírito Santo, até sexta-feira (22), dois casos positivos foram confirmados




No Espírito Santo, até sexta-feira (22), dois casos positivos da monkeypox – varíola do macaco – foram confirmados. No Brasil, segundo boletim recente divulgado pelo Ministério da Saúde, foram mais de 600 casos confirmados. A monkeypox é uma doença infecciosa que acomete animais, mas que pode ser transmitida a humanos.

Em virtude do cenário epidemiológico da doença no território brasileiro, a Secretaria da Saúde aponta uma série de cuidados importantes para prevenção relacionados à monkeypox.

Os casos confirmados no Brasil têm apresentado características leves. Porém, mesmo nestas situações, o isolamento do paciente se faz necessário e se caracteriza como uma das medidas mais importantes para se evitar a transmissão do vírus, uma vez que a ela pode acontecer por contato direto com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.

A Secretaria de Saúde ressalta que, além do isolamento tanto para casos leves, feito no domicílio, quanto para casos mais graves (hospitalar), têm-se também como medidas:

– Evitar contato próximo com casos suspeitos e/ou confirmados, como toques e beijos, especialmente daqueles que estejam com sintomas visíveis;

– Manter superfícies limpas;

– Higienização constante das mãos;

– Uso de máscara caso for preciso estar próximo de casos suspeitos e/ou confirmados, como utilizar o mesmo cômodo;


Da Redação

Por Portal ES Digital



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário