Últimas Notícias
Guarapari

Saiba como ser mesário nas eleições deste ano

 Eleitores maiores de 18 anos, em situação regular com a Justiça Eleitoral podem ser mesários



Como apelidou o ministro Edson Fachin do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); “embaixadores avançados da democracia”, cerca de 2 milhões de mesários – convocados e voluntários – devem trabalhar nas eleições de outubro próximo.

O prazo para nomeação começou no último dia 5 e termina no dia 3 de agosto.

A inscrição pode ser feita pelo aplicativo (app) e-Título, na página Canal do Mesário, do Portal do TSE, ou nos sites dos tribunais regionais.

Outra opção para os interessados é entrar em contato com o cartório eleitoral em que for eleitor.

“Não há um prazo final para a inscrição, pois ela pode ser feita de forma permanente. Mas, como o prazo da comunicação da convocação da Justiça Eleitoral para as eleições deste ano vai até 3 de agosto, essa data acaba sendo um marco temporal para trabalhar nas próximas eleições”, informa o TSE.

Dentre alguns benefícios do trabalho como mesário, estão horas complementares em cursos universitários (consulte o TRE do seu estado); em caso de empate em concurso público, pode ter vantagem para o desempate (se estiver previsto no edital); no dia da eleição, recebe auxílio-alimentação no valor máximo de R$ 45 (Portaria TSE nº 399, de 27 de abril de 2002; e tem direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado e, ao concluir o treinamento, sem perder o salário. É importante destacar que as folgas devem ser negociadas com a empresa, o órgão ou a instituição na qual a mesária ou o mesário trabalha.


Da Redação

Por Portal ES Digital



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário