Últimas Notícias
Guarapari

Brasil teve sua primeira morte por varíola do macaco

 O óbito foi registrado na cidade de Uberlândia (MG) na última quinta-feira (28). A vítima era homem e com baixa imunidade




Brasil tem a primeira morte confirmada pela varíola do macaco. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (29) pelo Ministério da Saúde. Até esta quarta-feira (27), o Brasil tinha 978 casos confirmados de varíola dos macacos, em 15 estados e no Distrito Federal.

No último sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou que a doença é uma emergência de saúde pública, de caráter global. Busca-se aumentar a coordenação entre os países e reforçar os mecanismos de busca ativa, com o objetivo de implementar medidas que ajudem a conter a circulação do vírus.

A transmissão mundial vem ocorrendo de pessoa para pessoa. A infecção surge a partir das feridas, e fluidos corporais do doente. Isso pode ocorrer mediante contato próximo e prolongado sem proteção respiratória, contato com objetos contaminados ou contato com a pele, inclusive sexual.

O vírus tem seu tempo de incubação de cinco à vinte e um dias. O sintoma mais característico é a formação de nódulos dolorosos na pele e erupções. Também pode ocorrer febre, calafrios, dores de cabeça, dores musculares e fraqueza.


Da Redação

Por Portal ES Digital



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário