Últimas Notícias
Guarapari

4ª dose contra covid: ES começa a vacinar pessoas acima de 50 anos

A medida acontece após autorização do Ministério da Saúde; as aplicações para os grupos são organizadas por cada município


O Espírito Santo anunciou, nesta segunda-feira (6), a liberação para que pessoas a partir dos 50 anos e profissionais de saúde recebam a quarta dose da vacina contra a covid-19. A medida acontece após autorização do Ministério da Saúde. A expectativa é que mais de 570 mil capixabas que pertencem estes grupos recebam a segunda dose de reforço, sendo 466.161 pessoas de 50 a 59 anos e 111.980 trabalhadores da saúde.


Para este novo esquema, em ambos os grupos, a aplicação deve acontecer em intervalo de quatro meses a partir do primeiro reforço (terceira dose), utilizando, preferencialmente, vacinas de plataforma de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), independentemente do imunizante aplicado anteriormente.

4ª dose contra covid: ES começa a vacinar pessoas acima de 50 anos
Vacina Covid-19. Foto: Agência Brasil

As aplicações para os grupos são organizadas por cada município. O subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Luiz Carlos Reblin, disse, durante a coletiva desta segunda-feira, que os municípios já estão autorizados a aplicar a segunda dose de reforço neste público. “Nós temos estoque tanto a nível regional, quanto municipal. O Ministério da Saúde continua abastecendo e nesta semana ainda há a remessa de cerca de 100 mil doses”, ressaltou Reblin.


O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, defendeu ainda a ampliação da aplicação da segunda dose de reforço para toda a população adulta. E, para ele, o debate deve ocupar espaço na comunidade científica e no Ministério da Saúde nos próximos dias.


“Temos a expectativa de poder iniciar a vacinação da população entre 18 e 49 anos com a quarta dose ainda neste ano. Entendemos que é papel do Ministério da Saúde a ampliação da faixa etária e a aquisição das vacinas”, diz Nésio.


ASSISTA A COLETIVA NA ÍNTEGRA: CLIQUE AQUI.


Da Redação
Por Portal ES Digital



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário