Últimas Notícias
Guarapari

Em entrevista ao Pocah Podcast, Tyago Hoffmann fala sobre Guarapari, experiência na política e pré-candidatura

O ex-secretário de Inovação e Desenvolvimento contou sua trajetória de vida e destacou suas ações e projetos para o futuro do Espírito Santo

Filho de Guarapari, economista, professor, gestor público com ampla experiência política, ex-secretário e agora pré-candidato a deputado estadual. Durante cerca de uma hora e quarenta minutos, Tyago Hoffmann destrinchou sua trajetória pessoal e política como convidado do sexto episódio do Pocah Podcast.


“Na vida pública, essa trajetória vai começar no primeiro governo do governador Renato Casagrande. Eu entrei no governo pela Secretaria de Saúde, fui subsecretário na área administrativa-financeira; depois fui secretário de governo e chefe da Casa Civil. Ficamos fora do governo entre 2015 e 2018, [sendo que] em 2017 no segundo mandato do prefeito Luciano Rezende em Vitória eu assumi por pouco mais de um ano a Secretaria de Trânsito, Transportes e Infraestrutura Urbana. Em 2018, fui coordenador-geral  da campanha do Casagrande e em 2019 aceito honrosamente entrar novamente para o governo e volto para a Secretaria de Governo, depois disso ele cria uma nova pasta”, contou. 

Em entrevista ao Pocah Podcast, Tyago Hoffmann fala sobre Guarapari, experiência na política e pré-candidatura
Foto: Pocah Podcast


A nova pasta liderada por Tyago foi a Sectides, junção das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional. “Ele [Casagrande] perguntou o que eu achava, eu concordei, e me deu a honra também de criar essa nova pasta”, completou o agora ex-secretário. O vínculo do mestre em economia com o Chefe de Estado também foi assunto na conversa: “O governador é um ser humano espetacular, tenho a honra de conviver com uma pessoa maravilhosa, que é humano, que escuta as pessoas e é um grande gestor”, declarou. 


Sobre a família, Hoffmann comentou como é conciliar a rotina entre vida pública e pessoal. “A vida na administração pública é uma vida de sacrifício familiar. O que você tem que fazer é, em momentos que se tem alguma folga, ter uma dedicação grande a família”. Ele é pai de Luiza, de nove anos, e diz que se compromete a passar um tempo com ela e a esposa. “Ontem mesmo foi o dia da família, saí para passear com elas, o cachorro, dar uma volta na praia e tomar um sorvete”, contou. 


A entrevista também abordou alguns dos principais projetos e ações de Tyago Hoffmann. Sobre o Radium Hotel, antigo monumento e sonho da população de Guarapari, o pré-candidato garantiu a continuidade da obra — dividida em três etapas. A primeira etapa já ocorreu com serviços de pintura, limpeza e de reforço da estrutura do patrimônio. “Agora, na segunda etapa, estamos fazendo o projeto do restauro. É uma empresa especializada em restauração que estuda a história do prédio, que tipo de materiais foram utilizados ali e tudo isso está em andamento”. Segundo ele, assim que o projeto for concluído, com previsão entre julho e agosto, a obra será contratada com um orçamento de R$20 milhões já garantidos pelo Governo do Estado. 


Durante o bate-papo, Tyago também abordou sobre a sua “menina dos olhos”. Trata-se do Fundo Soberano, uma política pública criada por ele sob a liderança do governador Renato Casagrande e que tem ganhado destaque a nível nacional e também em toda a América Latina. 


“O Fundo Soberano é o Estado pegando uma parte do dinheiro que vem dos royalties do petróleo e deixando neste fundo, que tem duas finalidades: a primeira é a poupança, 40% desse dinheiro fica numa poupança intergeracional. Ou seja, não sou eu, não é o atual governador que vai decidir o que vai ser feito com esse dinheiro. Ele fica aplicado, vai ficar para o futuro. E a outra parte do Fundo, 60%, fica lá no Bandes para que ele possa fazer investimentos. Então, o Fundo Soberano vai se associar às empresas que tenham interesse em receber o dinheiro. E o mais importante: o foco do Fundo Soberano é a chamada Economia 4.0, que é a economia que tem como foco a tecnologia, informação, conhecimento. São as indústrias do futuro”. 


Sobre a sua pré-candidatura a deputado estadual, Tyago afirma que após uma extensa experiência, chegou a hora de dar o próximo passo. “Posso dar uma contribuição para o Estado em outro lugar. Minha disposição à pré-candidatura a deputado segue o mesmo princípio de toda a minha vida pública, que é ajudar as pessoas que mais precisam. É por isso que defendo fortemente as bandeiras da educação, da qualificação profissional, da geração de oportunidades e na geração de emprego e renda. Os princípios são os mesmos, mas a gente vai vendo que já dei uma boa contribuição em diferentes funções e que agora posso contribuir em outro espaço. O poder legislativo é muito importante”. 

Em entrevista ao Pocah Podcast, Tyago Hoffmann fala sobre Guarapari, experiência na política e pré-candidatura
Foto: Pocah Podcast 

Para conferir a entrevista completa com Tyago Hoffmann no Pocah Podcast, clique aqui


Da Redação
Por Portal ES Digital



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário