Últimas Notícias
Guarapari

Casos de covid no Espírito Santo aumentam 89% em duas semanas

Estado tem cenário de controle da doença, sem elevação das mortes, mas o registro de mais de 1,7 mil casos na última semana exige reforço na vacinação.


O Espírito Santo registrou um aumento de 89% no casos de covid em 14 dias. Entre os dias 8 e 14 de maio, foram registrados 895 novos casos da doença; de 15 a 21 de abril, 1706. Nesta semana, até o dia 25, a Secretaria de Estado da Saúde contabiliza 958 registros.


Mesmo com a alta nos casos, o Estado mantém cenário de controle da covid, sem elevação das mortes,. Mas requer atenção para a necessidade de ampliar o número de vacinados. O índice da população que tomou a primeira dose é de 92%; de 82% com D2; 42% com D3 e 46% com a quarta dose (para maiores de 60  anos).

Casos de covid no Espírito Santo aumentam 89% em duas semanasEspírito Santo registrou 1.760 novos casos de covid na última semana. Foto: Reprodução

“Graças à vacinação, o número de mortes não acompanhou o de casos e está caindo. Em março deste ano, foram registrados 149 óbitos. Em abril, o número passou para 21. E agora em maio, até o dia 26, foram registradas 11 mortes. A média móvel diária está em 0.5. No pico da pandemia, entre março e abril de 2021, chegamos a 77,4 mortes por dia. Variações são esperadas e pode haver flutuações. Por isso é preciso observar o comportamento da doença”, explica Pablo Lira, diretor de Integração do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).


Outro numero citado por Lira que comprova o atual controle da covid no Estado é o de leitos ocupados nos hospitais. Na semana passada eram 29. Esta semana chegou a 30.


Mutirão

Acontece neste sábado (28) o primeiro de uma série de mutirões de vacinação que serão realizados no Espírito Santo, para covid, gripe e sarampo. A necessidade de impulsionar a vacinação acontece por conta dos baixos índices de cobertura vacinal no estado.


Para covid, o cenário é preocupante em relação ao público infantil e a recusa para finalizar o esquema de imunização. São mais de um milhão de capixabas que não retornaram para a segunda dose e o reforço, cerca de 35% da população do estado.


Na busca por reverter o cenário ainda negativo da vacinação, a Secretaria Estadual de Saúde vai realizar um mutirão por mês até o final do ano, com a meta de alcançar 90% de cobertura vacinal para todos os públicos para as campanhas disponíveis.


A baixa cobertura vacinal também é realidade para o público infantil. Para a covid, apenas 27% das crianças de cinco a 11 anos estão vacinadas com as duas doses. O ritmo lento da imunização para este público é preocupante, principalmente porque estão aptos a receber as doses desde janeiro deste ano. A situação também reflete para as campanhas de vacinação da influenza, que está com 20%, e do sarampo, com 17%. As campanhas começaram no início de abril. Todos os municípios devem se mobilizar para vacinar o público.


Da Redação
Por Portal ES Digital



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário