Na última quinta-feira, 27 de janeiro de 2022, o presidente Bolsonaro anunciou em sua rede social o reajuste no piso salarial do professor de educação básica. O aumento seria de aproximadamente 33%, o que deve elevar a remuneração inicial dos docentes de R$ 2.886 para cerca de R$ 3.800.
Fonte: Foto/ReproduçãoEssa elevação do piso salarial do professor pode acontecer por causa de uma mudança legislativa no financiamento da educação, ocorrida em 2021, com a aprovação do novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
Mas quando será pago o novo piso salarial do professor?
O reajuste já vale para o salário de janeiro, que deverá ser pago no mês de fevereiro. Contudo, alguns Estados e Municípios afirmam que o aumento terá impacto nas finanças.
O prefeito de Guarapari, Edson Magalhães, disse que está em fase de estudo quanto à aplicação do novo piso salarial dos professores, não se posicionou se dará ou não o reajuste. A Secretaria Municipal da Educação (SEMED) também não se manisfestou, enquanto outros municípios vizinhos já apontam as correções salariais.
Foto: ReproduçãoO aumento do piso salarial dos profissionais do magistério público da educação básica é permitido. Os Estados e Municípios não podem, apenas, pagar remuneração abaixo do mínimo estabelecido pelo Governo Federal.
A expectativa era a de que a proposta fosse aprovada e passasse a valer ainda no mês de janeiro de 2022, mas ainda não há novidades sobre a iniciativa. Agora vamos acompanhar como a Prefeitura de Guarapari irá tratar desse assunto, já que no ano de 2021 a prefeitura negou abono salarial a mesma classe afirmando não ter saldo suficiente para tal.
Por Portal ES Digital
Nenhum comentário
Postar um comentário