Últimas Notícias
Guarapari

Dia de Finados: veja como irá funcionar os cemitérios na Grande Vitória

O uso de máscara é obrigatório para aqueles que forem visitar os túmulos. Equipes das prefeituras realizam manutenção nos locais

Saiba como vão funcionar os cemitérios na Grande Vitória no Dia de Finados
Foto: Cemitério São João Batista em Guarapari

O Dia de Finados, na próxima terça-feira (02), é uma data em que muitas pessoas visitam os túmulos de parentes e amigos.

O momento, que é marcado pela saudade, ainda requer cuidados por causa da pandemia de covid-19, que está mais controlada, mas ainda não acabou.

Para quem for a qualquer cemitério, a orientação é manter o uso de máscara, além de evitar aglomerações. O uso de álcool em gel para a higienização das mãos também é recomendado.

Além disso, é indicado que cada pessoa leve sua própria garrafa de água e adote medidas para se proteger, em caso de sol forte ou mormaço, como o uso de boné, chapéu e protetor solar, por exemplo.

Cemitérios passam por manutenção para receber visitantes

Na Grande Vitória, os cemitérios passam por manutenção e devem funcionar em horários normais no Dia de Finados. Em alguns locais, a abertura pode ser estendida para atender a possível demanda.

Em Guarapari, para a data, os dois cemitérios do município estão sendo preparados para que os familiares possam prestar  homenagens aos seus entes queridos. 

A partir de hoje, sábado (30), até o Dia de Finados o funcionamento dos cemitérios será de 7h às 17h. 

"Os cemitérios de Guarapari receberam manutenção como: limpeza e pintura. A prefeitura reforça o pedido para que a população evite aglomeração, use máscaras e mantenha as medidas de combate à Covid-19".  

Os cemitérios administrados pela Prefeitura de Guarapari são: 

- Cemitério São João Batista, no centro  

- Cemitério São Tobias, no Coroado 

Em Vila Velha, os seis cemitérios vão funcionar no horário normal de atendimento, das 7hs às 17h, na segunda-feira (1), na terça e no final de semana que antecede à data.

Equipes estarão tirando dúvidas e orientando os visitantes sobre o distanciamento social, além de distribuírem álcool em gel e máscaras. Banheiros químicos também estarão disponíveis na entrada de todos os seis cemitérios.

A população também pode acionar a Gerência de Necrópoles pelo telefone 3388-4288.

Cemitérios públicos de Vila Velha:

- Cemitério Centro de Vila Velha

Rua Coronel Sodré, s/n, Centro

- Cemitério de Santa Inês

Rua Ruy Braga Ribeiro, 900, Santa Inês

- Cemitério do Bosque

Rua Bela Vista, 36, Alvorada

- Cemitério da Barra do Jucu

Avenida Praia, s/n, Barra do Jucu

- Cemitério da Ponta da Fruta

Morro da Lagoa, s/n, Ponta da Fruta (atrás do Parque da Paz)

- Cemitério da Ponta Fruta

Avenida da Praia, s/n, Ponta da Fruta.

Em Vitória, os cemitérios estão recebendo serviços e cuidados especiais para deixar os locais mais agradáveis para as pessoas que irão visitar entes queridos.

Os cemitérios de Santo Antônio e do Rosário (mais conhecido como de Maruípe) irão funcionar na terça-feira (2), respectivamente, das 8 às 18 horas e das 7 às 17 horas.

Equipes da Secretaria Central de Serviços estão reforçando a pintura nas áreas interna e externa, além de varrição, roçagem e limpeza das áreas comuns.

No cemitério de Maruípe, estão sendo instaladas placas nas sepultaras e sendo feita pintura na área externa da administração do local.

O secretário fez questão de ressaltar que as famílias visitantes devem ficar atentas às regras sanitárias. “A população deve manter o distanciamento e usar máscaras. São válidos os mesmos protocolos de segurança adotados na cidade", disse Leonardo Amorim.

Em Cariacica, os oito cemitérios do município também estão sendo preparados.

“Os cemitérios de Cariacica recebem manutenção, limpeza e adequações regularmente. Mas para o Dia de Finados preparamos uma ação conjunta para atender a todos que visitam seus entes queridos. Só pedimos a população que evite aglomeração, use máscaras e que idosos e gestantes, se possível, fiquem em casa”, frisou o secretário de Serviços, Marcos Aranda.

A partir de sábado (30) até o Dia de Finados serão colocados à disposição da população banheiros hidráulicos e álcool em gel. Haverá ainda servidores da secretaria orientando e fazendo o recadastramento de túmulos e jazigos. O funcionamento será das 7 às 17 horas.

Caso não seja localizada a sepultura, os servidores estarão à disposição do público para auxiliar na identificação. Nos demais dias, o familiar pode procurar a Coordenação de Necrópoles na Prefeitura.

Cemitérios públicos de Cariacica:

- Cemitério Santo Agostinho

Rua Santo Agostinho, s/nº, Aparecida

- Cemitério São Jorge

Rua Projetada, s/nº, Oriente

- Cemitério São Pedro

Rua Telefônica, s/nº, Cruzeiro do Sul

- Cemitério São José

Rua Demóstenes Nunes Vieira, s/nº, Alto Lage

- Cemitério Jardim da Saudade

Rodovia do Contorno, s/nº, Nova Rosa da Penha

- Cemitério São João Batista

Rua Florentino Avidos, s/nº, Cariacica-Sede

- Cemitério Santo Amaro

Rua Goiás, s/nº, Novo Brasil

- Cemitério São Francisco de Assis,

Localizado nas dependências do Hospital Pedro Fontes, Nova Rosa da Penha.

Em Viana, no feriado, a equipe estará de plantão nos cemitérios para orientar visitantes. O funcionamento ocorrerá das 7h às 17h, mas poderá ser estendido em caso de aumento de procura.

Cemitérios públicos de Viana:

- Cemitério Araçatiba

Rua João Colombo Neves, ao lado da Igreja Nossa Senhora D’Ajuda

- Cemitério Viana Sede

Rua Presidente Kenedy

- Cemitério de Eldorado

Rua Xingu, 229 – Eldorado

- Cemitério Vertical

Rua Viana - Morada Bethânia

- Cemitério de Nova Bethânia

Rua Buenos Aires – Nova Bethânia.


Da Redação
Por Portal ES Digital



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário