Últimas Notícias
Guarapari

ES será um dos primeiros estados a concluir vacinação de professores, diz secretário

Reunião de hoje da Sala de Situação do governo do Espírito Santo vai discutir a reabertura de alguma forma das escolas para atividades presenciais, mesmo em risco alto

Após debate sobre as atividades escolares presenciais envolvendo Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Estado da Saúde e outras entidades ligadas à educação, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que o Espírito Santo será um dos primeiros estados do Brasil a concluir a vacinação de professores e trabalhadores da educação.

Na reunião do Mapa de Situação, que define as regras para os municípios na próxima semana, o tema educação vai estar em pauta, e o governo vai avaliar se libera parte das atividades presenciais mesmo nas cidades em risco alto, que é a situação da Grande Vitória no momento.

“Podemos ter nas próximas semanas o menor, ou um dos menores, RT (taxa de transmissão) desde o pico da primeira onda no ES. As medidas de testagem, acesso aos serviços de saúde, protocolos e a quarentena de fato reduziram radicalmente a transmissão no ES”, explicou o secretário.

ES será um dos primeiros estados a concluir vacinação de professores, diz secretário
Foto: A Gazeta

Assim, ele detalha que o Estado desenha um contexto de baixa transmissão com queda da ocupação hospitalar, queda de casos/óbitos e RT abaixo de 1. “Vivendo contexto semelhante, a experiência internacional promoveu a retomada segura, gradual e progressiva das atividades escolares”, exemplificou.

Ainda em publicação em rede social, Nésio Fernandes afirmou que a educação presencial não é causa ou a determinante da existência de novas fases da pandemia em um território. E afirmou ainda que nas últimas semanas foram revisitadas as diretrizes e convicções sobre o tema de retomada das aulas.

“Não existe lugar livre, sem riscos de transmissão, da COVID-19 na vida em sociedade. Existe comportamento e ambientes de menor ou maior risco de contágio, vividos em momentos cíclicos de estabilização, aceleração, platô e recuperação da curva de casos”, afirmou.

Da Redação
Por ES360



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário